top of page

na mídia

“A principal diferença entre as maquiagens reside no fato de que os ingredientes da orgânica são selecionados e livres de toxinas desde o cultivo e origem da fonte, o que garante mais pureza e qualidade. “a maioria das maquiagens tradicionais possui ingredientes químicos sintéticos que fazem mal à saúde. Tanto para a pele quanto para o organismo” Afirma a dermatologista Patricia Silveira.”

Prancheta 3.png

“Costumo dizer que a industrialização não foi muito positiva em se tratando de cosméticos e hábitos de beleza. Se por um lado temos a tecnologia de ativos como a vitamina C em nanosferas, por outro, infelizmente temos uma super exposição química, tanto pela água ‘potável’ e, principalmente, pelos alimentos, quanto pelo uso de produtos de limpeza e de cosméticos todos os dias”, opina Patrícia.

Prancheta 7.png

Dermagreen é um perfil administrado pela dermatologista Patricia Silveira, praticante da dermatologia natural há mais de dez anos. A médica oferece dicas de como adaptar sua rotina de skincare de acordo com seu tipo de pele, sempre de uma maneira respeitosa com o meio ambiente ajudando você a ter uma vida mais sustentável e ainda com dicas de produtos que ela ama e conhece a funcionalidade. 

Prancheta 9.png

"No geral, as mulheres que me procuram para começar um skincare mais natural passaram por um problema como câncer de mama, questões na tireoide, estão grávidas (ou tentando engravidar), sofrem com endometriose", conta a dermatologista Patricia Silveira, do Rio de Janeiro, membro da SBD e especialista em dermatologia natural há 15 anos.... –

Prancheta 6.png

— Hoje em dia há muitas opções de cosméticos naturais, que já vêm prontos, orgânicos certificados, que têm ingredientes ótimos para a região dos olhos, como a vitamina C, o retinol, rosa mosqueta, semente de uva, argilas, ácido hialurônico. Há cosméticos naturais atualmente com propriedades e indicações que substituem completamente os cosméticos convencionais e tradicionais — explica a dermatologista Patricia Silveira, especialista em dermatologia natural.

Prancheta 4.png

“Ajuda a acalmar, hidratar e cicatrizar a pele, além de auxiliar no tratamento de queimaduras, aliviar o desconforto de picadas de mosquito e atenuar a acne”, revela a dermatologista Patricia Silveira, especialista em beleza natural.

UASL_marca2019-03.png

"A pele é o maior órgão do corpo e é o órgão que conecta a gente com o mundo externo, então é óbvio que temos uma herança genética da pele sim. Os alérgicos (inclusive das questões respiratórias) costumam ter uma herança genética de uma pele mais seca e áspera porque ela já nasce com essa deficiência de produção da oleosidade natural. Ou também podemos nascer com uma genética de pele mais oleosa, com inclusive tendência a ter acne na adolescência..."

60b5f70bfc8b95854c45402c09f44871.jpg

“Os cosméticos naturais possuem ingredientes mais seguros e saudáveis. Eles conseguem trazer o mesmo resultado que um produto convencional, mas sem o risco de alergias, acne cosmética e o contato com substâncias tóxicas ao organismo”, explica Patricia.

COSMETICS-INNOVATION.png

Patricia Silveira, dermatologista da SBD e especialista em cosmetologia natural da Weleda, explica que os extratos naturais costumam combinar a ação antioxidante, que previne o envelhecimento da pele, com ação anti-inflamatória. Quando acrescidos de óleos e manteigas vegetais, de girassol, amêndoa doce e karité e cacau, por exemplo, os produtos à base de extratos de calêndula, alecrim e da flor amor-perfeito, recebem, também, propriedades de cicatrização, regeneração e proteção da pele.

logo ON.png

“...conservantes sintéticos e outras químicas existentes em fragrâncias estão envolvidas em vários problemas de saúde como alergias, puberdade precoce, infertilidade, mudanças do sistema  hormonal e até câncer. Estudos in vitro e em cobaias comprovam os malefícios de várias substâncias isoladas e ainda não sabemos como elas agem em conjunto. Se somarmos o que usamos no dia-a-dia, como filtro solar, maquiagem e esmalte de unha, a lista é enorme!” - Patricia Silveira

logo-paisefilhos-branco-preto.png

“A calêndula tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de atuar contra alguns microrganismos da pele. Os bebês têm uma pele tão vulnerável, que até os próprios fungos da pele podem ser agressivos. A planta ajuda a minimizar a ação desses fungos e acalmam os microrganismos que já existem na flora” Diz a Dra Patricia Silveira, dermatologista focada em dermatologia natural, mãe de Sofia.”

teste7_corrigido4-folha-atualizada-com-arquivo-psd-1-1.png

"O segundo dia do painel abre com palestra de Marcela Rodrigues, do blog aNaturalíssima, sobre produtos e ingredientes como ferramenta de empoderamento. Em seguida, Soraia Zonta (Bioart) e a dermatologista Patrícia Silveira fazem um contraponto entre os benefícios dos cosméticos orgânicos e veganos e os problemas causados pelos produtos sintéticos..."

Captura de Tela 2022-12-20 às 23.19.50.png

“A dermatologista vê de maneira positiva a troca do antitranspirante cheio de conservantes e fragrâncias sintéticas por alternativas naturais. “Você está evitando o uso diário (às vezes duas vezes ao dia) de substâncias que não são nada legais para o nosso corpo. E que, por serem aplicadas nas axilas - que são áreas de pele muito fina, são muito absorvidos. Então, o fato de você não usar mais isso é maravilhoso..."

logo.png

"Todos os cosméticos são compostos por cinco classes [tipos] de ingredientes: base, fragrância, aditivo, conservante e princípio-ativo. Cada um desses itens tem uma função específica na formulação do produto", explica a dermatologista Patrícia Silveira. Sendo assim, um produto é considerado "natural" quando todas as classes de ingredientes são formadas por ingredientes oriundos da natureza (vegetal, mineral ou animal), sem que tenham perdido suas propriedades originais no processo de fabricação..."

logoSelecoesInvertido-Branco.png

“Os riscos seriam, inicialmente, alergias, que são normalmente os efeitos colaterais precoces com o uso dos cosméticos tradicionais. E a médio e longo prazo pode haver também alterações do sistema reprodutor. Endometriose, infertilidade, aumento do risco de câncer de mama, alterações relacionadas à glândula tireoide etc. Isso tudo porque estudos mostram que certos ingredientes de cosméticos comuns são capazes de causar alterações no nosso corpo”, alerta a médica..."

yahoo_style_pt-BR_h_p_stylev2_2.png

“Shampoos sólidos que têm como base os óleos de coco ou de palma, que são os mais comuns, não funcionam bem para pessoas com características mais lisas e oleosas”, explica a especialista Patricia Silveira, que esclarece que os shampoos são direcionados aos cuidados com o couro cabeludo, já os condicionadores são responsáveis pelos cuidados com o comprimento..."

logo_novo.png

“Você sabe por que óleos vegetais são aliados tão importantes na rotina de cuidado? Além de agirem como emolientes, eles também são capazes de protegerem e nutrirem a nossa pele. Para entender melhor as funções desses produtos, conversamos com a dermatologista Dra. Patrícia Aguiar Silveira sobre o assunto."

Captura de Tela 2022-12-20 às 19.14.56.png

“A nova linha de dermatologia natural, a Rituals, foi assinada pela Soraia Zonta, fundadora da marca, em parceria com a dermatologista Dra. Patrícia Silveira (@dermagreen)...”

Prancheta 2.png

Patricia Silveira, dermatologista da SBD e especialista em cosmetologia natural da Weleda, explica que os extratos naturais costumam combinar a ação antioxidante, que previne o envelhecimento da pele, com ação anti-inflamatória. Quando acrescidos de óleos e manteigas vegetais, de girassol, amêndoa doce e karité e cacau, por exemplo, os produtos à base de extratos de calêndula, alecrim e da flor amor-perfeito, recebem, também, propriedades de cicatrização, regeneração e proteção da pele.

Prancheta 8.png

“Os cosméticos naturais possuem ingredientes mais seguros e saudáveis. Eles conseguem trazer o mesmo resultado que um produto convencional, mas sem o risco de alergias, acne cosmética e o contato com substâncias tóxicas ao organismo”, explica Patricia.

Prancheta 5.png

O crescimento do clean beauty, no entanto, levanta uma discussão sobre a capacidade da natureza de suprir a demanda da indústria da beleza. “Se, hoje, o mundo quisesse só consumir ingredientes naturais, não teria para todo mundo. Não tem como atender essa expectativa atualmente. A indústria teve que desenvolver ingredientes sintéticos livres de impactos ambientais e livres de toxinas. A beleza limpa não necessariamente é de origem natural, mas tem que ser isenta de prejuízos ao meio ambiente e à saúde”, explica Patrícia Silveira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em cosmética natural.

Prancheta 11.png

Patricia Silveira, do Instagram @dermagreen, dermatologista especializada em beleza natural e clean, acredita que essa seja a tendência daqui por diante. “É o caminho mais provável … aliar indústria e tecnologia com alguns ingredientes naturais em fórmulas toxic-free.”

Prancheta 10.png

“Shampoos sólidos que têm como base os óleos de coco ou de palma, que são os mais comuns, não funcionam bem para pessoas com características mais lisas e oleosas”, explica a especialista Patricia Silveira, que esclarece que os shampoos são direcionados aos cuidados com o couro cabeludo, já os condicionadores são responsáveis pelos cuidados com o comprimento.

Header-Site-Agenda-Carioca.png

 “A mídia está muito voltada para esse assunto, as pessoas estão percebendo que é uma tendência. Tudo isso é uma mudança de consumo por conhecimento, por acesso à informação. Isso é incrível, porque a pessoa que é bem informada tem o poder de decisão. Eu estou vendo as pessoas muito engajadas e muito contentes com o crescimento dos últimos anos e com a possibilidade de conseguirem produtos para todos os gostos, de uma forma muito democrática”, conta Patrícia 

claudia.png

“Na maior parte dos testes, temos resultados em relação à aplicação de determinados compostos isolados e sob um aplicação aguda. O componente X é testado sozinho na pele durante um mês, seis meses. O O que não se determina são os resultados da utilização contínua. Qual é o impacto em uma mulher aos 20 anos depois de usar antitranspirante desde os 10? E aos 30?”, questiona a dermatologista Patricia Silveira"

origin.png

Patrícia Silveira, especializada em dermatologia natural, por sua vez, aprofunda a questão. "O nervosismo, tão presente no contexto da pandemia, acaba se tornando crônico.E nós vamos sentir isso na qualidade do nosso sono, na nossa imunidade, nas nossas defesas. A acne aparece em uma dessas brechas."

LogoBrasilAmazoniaAgoraBranco-1.png

Um dos desafios atuais da cosmetologia natural é fazer com que os produtos se tornem mais biodisponíveis, ou seja, com maior utilidade para o organismo. Aí é que a biotecnologia verde entra em ação. “A pele é um órgão de barreira, por isso é tão difícil a penetração de ingredientes em camadas profundas”, informa a dermatologista Patricia Silveira, 

ag-menu-logo.png

“Quando a pele entra em contato com os princípios terapêuticos dos óleos, estimulamos receptores que mandam uma mensagem para o cérebro. Acontece aí a mudança do estado emocional”, explica Patrícia Silveira, dermatologista especializada em cosméticos naturais. Vale ressaltar que, para um óleo essencial ser legítimo, ele deve ser 100% natural, ou seja, isento de elementos sintéticos em sua composição...”

logo-band-2022-v2.png

“De acordo com a dermatologista Patrícia Silveira, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em dermatologia natural pela Derma Green, essa é uma condição mais comum em pessoas que têm a pele muito clara. “Esse padrão da pele ficar avermelhada da maneira súbita a gente chama da de flushing, que é uma característica muito forte da rosácea. A pele fica com lesões que parecem espinhas, mas que têm um fundo avermelhado, aquela bochecha que fica sempre rosa”, explica..."

social-share.png

"Os cosméticos naturais possuem uma formulação mais suave, com ativos anti-inflamatórios, calmantes, e ricos em antioxidantes naturais presentes em inúmeros extratos e óleos vegetais. Além disso, abusam da biodisponibilidade, que diz respeito ao percentual de aproveitamento, pelo organismo, de uma substância, com ingredientes que atuam de maneira mais sinérgica, promovendo benefícios reais. Considerando que de 60% a 70% do que passamos na pele é absorvido e cai na corrente sanguínea, é fundamental sabermos o que aplicamos nela", explica Patrícia Silveira, dermatologista especializada em dermatologia natural.

logo_sonoticias_branco_2x.png

“Para diminuir estes sintomas, o principal cuidado está relacionado à hidratação. Além disso, é recomendado usar produtos sem perfumes sintéticos e com conservantes naturais”, explica a dermatologista Patrícia Silveira, especializada em cosméticos naturais..."

Logo_Ecoaliza-1.png

"Então, comprovação científica em ralação as máscaras caseiras a medicina não tem. Realmente, não tem nenhum artigo científico que fale a respeito da máscara de abacate, ou da máscara de pepino, ou da máscara de banana. O que tem são artigos científicos falando das propriedades medicinais desses ingredientes isolados. Normalmente são feitas análises fitoquímicas (coleta de informações relevantes da presença de metabólitos secundários nas plantas, para que assim possa chegar ao isolamento de princípios ativos importantes na produção de novos fitoterápicos) ou para descobrirem valores nutricionais dos alimentos. Mas comprovação científica da aplicação desses ingredientes na pele, a medicina não tem mesmo..."

uol-universa.png

"No geral, as mulheres que me procuram para começar um skincare mais natural passaram por um problema como câncer de mama, questões na tireoide, estão grávidas (ou tentando engravidar), sofrem com endometriose", conta a dermatologista Patricia Silveira, do Rio de Janeiro, membro da SBD e especialista em dermatologia natural há 15 anos..."

o-popular-negativo.png

“Segundo a dermatologista Patrícia Silveira, da clínica Dermagreen, manter uma rotina diária de limpeza, hidratação, cuidado com o sol, boa alimentação e noites de sono são essenciais para manter a pele da face bonita e saudável. A especialista explica o passo a passo de como tratar a pele do rosto…”

unnamed.png

“A maioria das maquiagens tradicionais possui ingredientes químicos sintéticos que fazem mal à saúde, tanto para a pele como para o organismo” - Patricia Silveira

lunetas-320x240.png

“A dermatologista Patricia Silveira explica que fórmulas com conservantes e fragrâncias sintéticas não são indicadas para bebês, gestantes, lactantes e crianças pequenas, pois atuam como disruptores endócrinos. “Elas causam exposição precoce e desnecessária a substâncias que podem interferir negativamente no funcionamento hormonal do organismo, como alterações nas glândulas tireoides”, afirma. Essas substâncias podem ser absorvidas por ingestão, absorção da pele ou inalação...”

Prancheta 9 cópia 7.png
bottom of page